23 fevereiro, 2012

A violência travestida

Quando pensamos na palavra violência, a ideia que toma nossa mente é a emergente criminalidade composta de fatores distintos tais como: furtos, assassinatos, estupros, assaltos, etc.
Todavia, o que não salta aos olhos é uma espécie de violência, em muitos casos, tão opressora quanto a que estamos acostumados. Na verdade, ela só não é percebida pela maioria por estar ainda mais presente no nosso cotidiano.
Esse tipo de violência, denominada travestida, é um mecanismo de controle exercido pela classe dominante sobre as classes mais baixas, e, em muitos casos, o sistema opera de maneira autonoma, o que fica evidente pelo desconhecimento dele, mesmo pelos integrantes da elite.
Na prática, quando forçamos alguém a fazer o que não quer, tiramos dela a oportunidade de obter seus direitos mais básicos, e em alguns casos, tiramos sua própria vida.
Assim, quando somos obrigados, por exemplo, a pagar infinidade de impostos, muitas vezes com resignação, e quase sempre desconhecendo seu destino, quando somos forçados a tentar sobreviver com um salário que impossibilita a obtenção de recursos mais básicos como saúde, alimentação e educação, podemos classificar isso de modo "justo", como violência.
A violência travestida faz parte do contexto social em que vivemos, não pode ser ignorada. Infelizmente, para que sua influência seja restringida, é preciso incutir um forte senso crítico nas pessoas, o que se torna difícil, uma vez que isso que se torna difícil, uma vez que isso só é possível através de uma educação de qualidade, exatamente o que é tolhida pela violência travestida.
Assim, estamos diante de um inimigo invisível e impiedoso, que tem uma vantagem imensa sobre nós; e esperamos que ele nos ceda suas próprias armas para que possamos combatê-lo.

Um comentário:

Gustavo disse...

Segundo Lenin, e isso vem de uma leitura dele mesmo de Marx, apenas com a tal da Revolução armada e violenta pra que se consiga uma ruptura forte o suficiente pra acabar com o modelo atual da sociedade e assim poder mudar alguma coisa. Já eu acho que dificilmente mudaremos alguma coisa quanto a isso. A educação é a saída mais segura e mais eficiente pra uma mudança, porém os detentores do poder também sabem disso e dificilmente teremos um apoio para uma melhoria nessa área. Até porque apenas aumentando o dinheiro destinado pra essa área não é o suficiente, teríamos que primeiro selecionar aqueles que trabalham na escola, aumentar o salario e os beneficios pra atrair pessoas qualificadas pras escolas. Eu nunca vi um estudante brilhante com mestrado e tal dizendo que sonha em dar aulas em escola publica, pra mim tudo pode mudar com o incentivo certo, mas sei la...eu divago